quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Como tomar decisões sobre pessoas

Aqui, opiniões de Peter Drucker sobre o processo de tomar decisões sobre pessoas:
De todas as decisões tomadas por um executivo, nenhuma é tão importante quanto aquelas a respeito de pessoas, porque elas determinam a capacidade de desempenho da organização. Portanto, é melhor tomá-las bem. (1)
[...] uma decisão não se torna efetiva a menos que os compromissos com a ação tenham sido nela embutidos desde o início. Na verdade, nenhuma decisão foi tomada a menos que sua execução em etapas específicas tenha se tornado a tarefa e a responsabilidade de alguém. Até então, ela não passa de uma boa intenção. (2)
[...] o tomador de decisões precisa se certificar de que as medições, os padrões de realização e os incentivos dos responsáveis pela ação sejam mudados simultaneamente. Caso contrário, o pessoal da organização será apanhado em um conflito interno paralisante. (3)
Essa é parte da visão de Drucker para a gestão de pessoas. Aplica-se ao setor publico? Segundo o autor, sim. Aplica-se à realidade do serviço público brasileiro? Não sei. Com a palavra, os estudiosos da gestão pública.

Fonte:

DRUCKER, Peter Ferdinand. A profissão de administrador. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002. (1) página 32; (2) página 25; (3) página 26.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça aqui um comentário sobre o post.