sábado, 18 de agosto de 2012

[3] O que é (ciência) política? - Moral e Ética


PRINCIPAIS CONCEITOS DA DISCIPLINA TEORIA POLÍTICA

Esta postagem faz parte de uma série que apresenta à população alguns conceitos sobre Teoria Política. Os conceitos presentes neste trabalho não objetivam substituir ou resumir os conhecimentos existentes nos materiais expostos na seção Referências Bibliográficas. Na realidade, essa coletânea de conceitos, definições e pontos de vista, que caracterizam o trabalho, têm como objetivo primário ajudar a compreensão da ciência política e da realidade brasileira, enquanto sociedade recém saída de um regime autoritário.

Este material foi escrito em 2009, quando cursei uma disciplina na especialização em gestão pública chamada Teoria Política. Não tenho interesse de publicá-los de forma oficial, pois não diria que esteja apresentável do ponto de vista científico. No entanto, para o olhar do cidadão comum, poderia servir como um complemento às suas ideias sobre política (principalmente em ano eleitoral). O texto aqui apresentado, caso seja citado em algum outro trabalho, deverá informar a seguinte referência:
RIBEIRO, S.K.M. Principais conceitos da disciplina teoria política. InBlog O Escrevedor de Caruaru. Caruaru, 2012. [http://escrevedor.blogspot.com.br]
As postagens seguirão a seguinte ordem de tópicos, cada um com alguns conceitos escolhidos por mim:

Tópico 1 – O que é (Ciência) Política?
Tópico 2 – As formas de governo em Maquiavel, Hobbes, Montesquieu e Marx
Tópico 3 – Liberalismo e Democracia
Tópico 4 – A importância da Democracia
Tópico 5 – As concepções subminimalista, minimalista e não-procedural da democracia
Tópico 6 – Accountability e administração de conflitos em uma sociedade desigual
Tópico 7 – Transição do regime militar para a semidemocracia
Tópico 8 – Instituições Formais vs. Instituições Informais: milícias e política

Hoje apresento: O que é (ciência) política? - Moral e Ética
1. O QUE É (CIÊNCIA) POLÍTICA? 

1.3. MORAL E ÉTICA

Moral é um conceito com muitas definições, mas que podemos resumi-lo na seguinte: conjunto de regras de conduta relacionadas à vida em sociedade e ao bem comum a todos. Por sua vez, ética é um conceito que, da mesma forma, possui muitas definições, mas que pode ser resumido como o estudo do comportamento social e seus efeitos e influências sobre a sociedade ao longo do tempo (BAUMAN, 1997). A sociedade passar a aceitar a tortura como uma prática legítima é uma questão moral; enquanto o estudo das causas e comparações ao longo dos anos que levaram a esse fato, apresenta-se como uma questão ética. A ética seria o estudo das morais.

Muitos vêem incompatibilidade entre as definições de moral e política. Bobbio (2000) esclarece de forma bem eficiente: quando nos referimos à moral ou éticas, geralmente estamos nos referindo à uma moral individual; enquanto a política relaciona-se geralmente com uma moral coletiva. Em outras palavras, a moral individual preocupa-se com o bem-estar do ser, quanto à moral coletiva preocupa-se com o bem-estar do grupo, mesmo que para isso um ser seja prejudicado.

As visões sobre a relação entre ética e política podem ser divididas em quatro grupos: monistas rígidos, monistas flexíveis, dualista aparente e dualista real. Os monistas rígidos consideram não haver divisão entre ética e política, sem exceções. Os monistas flexíveis, da mesma forma, não consideram haver divisão entre ética e política, mas já aceitam existir casos excepcionais. Os dualistas aparentes separam a práxis da ética e da política, mas declaram haver dependência e inter-relação entre elas. Por fim, os dualistas reais também separam a ética da política, mas declaram não haver relação entre ambas, pois são independentes.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BAUMAN, Z. Ética pós-moderna. São Paulo: Paulus, 1997.BOBBIO, N. Teoria geral da política. São Paulo: Ed. Campus, 2000, pp. 159-215.

||-------------------||
Na próxima postagem: O que é (ciência) política? - Legalidade e Legitimidade
||-------------------||

POSTAGENS JÁ PUBLICADAS
[1] O que é (ciência) política? - Política
[2] O que é (ciência) política - Poder

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça aqui um comentário sobre o post.