sexta-feira, 17 de agosto de 2012

[2] O que é (ciência) política? - Poder


PRINCIPAIS CONCEITOS DA DISCIPLINA TEORIA POLÍTICA

Esta postagem faz parte de uma série que apresenta à população alguns conceitos sobre Teoria Política. Os conceitos presentes neste trabalho não objetivam substituir ou resumir os conhecimentos existentes nos materiais expostos na seção Referências Bibliográficas. Na realidade, essa coletânea de conceitos, definições e pontos de vista, que caracterizam o trabalho, têm como objetivo primário ajudar a compreensão da ciência política e da realidade brasileira, enquanto sociedade recém saída de um regime autoritário.

Este material foi escrito em 2009, quando cursei uma disciplina na especialização em gestão pública chamada Teoria Política. Não tenho interesse de publicá-los de forma oficial, pois não diria que esteja apresentável do ponto de vista científico. No entanto, para o olhar do cidadão comum, poderia servir como um complemento às suas ideias sobre política (principalmente em ano eleitoral). O texto aqui apresentado, caso seja citado em algum outro trabalho, deverá informar a seguinte referência:
RIBEIRO, S.K.M. Principais conceitos da disciplina teoria política. In: Blog O Escrevedor de Caruaru. Caruaru, 2012. [http://escrevedor.blogspot.com.br]
As postagens seguirão a seguinte ordem de tópicos, cada um com alguns conceitos escolhidos por mim:

Tópico 1 – O que é (Ciência) Política?
Tópico 2 – As formas de governo em Maquiavel, Hobbes, Montesquieu e Marx
Tópico 3 – Liberalismo e Democracia
Tópico 4 – A importância da Democracia
Tópico 5 – As concepções subminimalista, minimalista e não-procedural da democracia
Tópico 6 – Accountability e administração de conflitos em uma sociedade desigual
Tópico 7 – Transição do regime militar para a semidemocracia
Tópico 8 – Instituições Formais vs. Instituições Informais: milícias e política

Hoje apresento: O que é (ciência) política? - Poder

1. O QUE É (CIÊNCIA) POLÍTICA? 

1.2. PODER

O termo “poder” tem uma interligação muito forte com o termo “política”. É uma relação tão forte que, muitas vezes, são utilizados como sinônimos por aqueles que lidam com a coisa pública diariamente. Poder pode ser entendido como a relação entre dois sujeitos, onde um impõe sua vontade sobre outro e sobre a natureza.

Assim, “poder político” pode ser entendido como a relação de poder de um homem sobre outro, sendo que motivado para obter vantagem ou efeitos desejados no que se refere aos benefícios da vida pública (BOBBIO, 2000).

Além do conceito de poder, é importante lembrar-se que a “ausência de poder” está para a política como o vácuo está para a física: tendem a ser preenchidos, não são aceitáveis, é não é possível evitar. Se surge vacância no poder, esta será preenchida imediatamente de alguma forma, mas com certeza não deixará de haver poder de um sobre outro.

Ainda segundo Bobbio (2000), há diversas formas de poder, além do poder político: o poder paterno, o poder despótico, o poder civil etc. Modernamente, os três principais tipos de poder são: poder econômico, poder ideológico e poder político. Podem ser entendidos e comparados, respectivamente, como o controle sobre os recursos escassos, a influência no comportamento de terceiros e a força coativa, no sentido físico da palavra, sobre os outros. Este último, o poder político, é o poder predominante sobre todos os outros (BOBBIO, 2000, p. 163).

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BOBBIO, N. Teoria geral da política. São Paulo: Ed. Campus, 2000, pp. 159-215.

||-------------------||
Na próxima postagem: O que é (ciência) política? - Moral e Ética
||-------------------||

POSTAGENS JÁ PUBLICADAS
O que é (ciência) política? - Política

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça aqui um comentário sobre o post.