segunda-feira, 30 de julho de 2012

Desenvolvimento: o que significa?

Desenvolvimento é uma bela palavra, que possui inúmeros sentidos. Nesse período de eleição, provavelmente iremos ver muito candidatos utilizando-a para tentar consegui seu voto. A questão é: será que os candidatos sabem o que ela significa e quais as reais ações necessárias para "trazer o desenvolvimento à cidade"?

Imagem: Blog Democracia & Política


Segundo alguns dicionários, como o Houaiss, por exemplo, desenvolvimento é um substantivo masculino que significa: "1. ação ou efeito de desenvolver(-se); desenvolução2. crescimento, progresso, adiantamento"Como o termo é mal empregado, há muitas interpretações dele para casos diversos. Diante disso, Gustavo Esteva disse: Hoje, ele [o desenvolvimento] é um mero algoritmo cujo significado depende do contexto em que é utilizado”.

Desenvolver, segundo Ferreira (2004) e Muniz (2005), deveria ser entendido como fazer crescer, progredir, aumentar e melhorar, tornando-se mais forte. Desenvolvimento tem o sentido de um ato ou efeito de desenvolver-se, ou seja, uma sequencia de ações que visam o aprimoramento. Empregado nas mais diferentes áreas do conhecimento, como na biologia e na pedagogia, esse termo é bastante utilizado também na economia, onde chegou ao censo comum da sociedade, associado frequentemente a crescimento econômico. Inserido em planejamentos estratégicos, discursos políticos e planos governamentais, o desenvolvimento passa a ser considerado como objetivo e justificativas das ações públicas. Assim, desenvolvimento para o candidato "A" pode não ser o mesmo para o candidato "B".


Do ponto de vista acadêmico, o desenvolvimento, no que se refere aos temas sócio-econômicos, possui vários aspectos filosóficos, sendo estudado por diferentes ciências, mas principalmente: a economia, a sociologia e, por fim a ecologia. Desses estudos vêm as principais fontes de informação que guiam as ações desenvolvimentistas nos dias atuais. E sob o olhar de diferentes estudos, encontramos diferentes variações de significado. As principais definições são: desenvolvimento econômico; desenvolvimento sócio-cultural; e desenvolvimento sustentável.


Devemos estar atentos aos discursos dos candidatos, tentando identificar a que tipo de desenvolvimento se referem. Se as propostas referem-se apenas a crescimento econômico, provavelmente os aspectos sociais e ambientais podem sofrer bastante com as políticas do novo governo. Segundo Ignacy Sachs (2003, p. 63), “[...] o desenvolvimento implica progressos simultâneos nos âmbitos social, ambiental e econômico, ou as assim chamadas soluções triplamente ganhadoras”. Seria como os vértices de um triângulo equilátero, onde não pode haver favorecimento em nenhum deles para manter-se o equilíbrio de um desenvolvimento saudável. Segundo a Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (CMMAD), conhecida como Comissão Brundtland, "desenvolvimento sustentável é aquele que atende às necessidades do presente sem comprometer a possibilidade das gerações futuras de atenderem as suas próprias necessidades" (BARBIERI, 2005, p. 23).


Boa sorte aos candidatos! Que suas propostas sejam bem formuladas e que contemplem de forma correta as necessidades atuais e futuras de nossa comunidade.


-----------------------------
Fontes:


BARBIERI, José Carlos. Desenvolvimento e meio ambiente: as estratégias de mudanças da Agenda 21. 7. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.



ESTEVA, Gustavo. Desenvolvimento. In: SACHS, Wolfgang (Org.). Dicionário do desenvolvimento: guia para o conhecimento como poder. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.


FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo Dicionário Eletrônico Aurélio versão 5.0. Positivo Informática Ltda., 2004.


MUNIZ, Elisabete Lins; CASTRO, Hermínia Maria Tolli de. Dicionário Barsa da língua portuguesa. São Paulo: Barsa Planeta, 2005.



SACHS, Ignacy. Inclusão social pelo trabalho: desenvolvimento humano, trabalho decente e o futuro dos empreendedores de pequeno porte no Brasil. Rio de Janeiro: Garamond, 2003.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça aqui um comentário sobre o post.