segunda-feira, 6 de junho de 2011

São João de Caruaru

Embora não faça parte do leque de conteúdos a que esse blog se propõe discutir, o São João de Caruaru merece um post, mesmo que seja para expor a insatisfação desta que vós escreve.  Durante muitos anos fiz questão de marcar presença no Pátio de Eventos Luiz 'Lua" Gonzaga. Os fins de semana eram aguardados com muita ansiedade. Fogueiras, milho verde, quadrilhas, fogos, e até as Drilhas que mesmo não fazendo parte da Cultura Junina, eram características próprias da grande festa caruaruense e me causavam grandes emoções. Porém há pelo menos quatro anos essas emoções se tornaram frustrações que aumentam a cada "novo" governo, a cada mudança vista como "melhoria".

Se com apenas vinte e sete anos sinto falta do verdadeiro São João de Caruaru, imagine o que sentem aqueles que são pelo menos uma década mais velhos que eu! Sabe o que é mais triste? Ver tudo acabar por aqueles que deveriam manter e proteger a cultura local desse povo tão rico em diversidade cultural, dessa gente do chamado "País de Caruaru".

A programação artística do Pátio de Eventos é uma discussão a parte.  Gian e Giovani, Chiclete com Banana!!! Estão querendo unificar o São João à extinta Micaru? Neste ritmo logo o termo junino não terá mais relevância alguma, assim como já está acontecendo com o termo tradição. Duvida? Dá uma analisada na programação deste ano.
        
Fonte: www.caruaru.com.br

O nosso trem do forró já não existe mais, nossas drilhas estão diminuindo a cada ano, a tradicional queima da Fogueira Gigante nem se ouve falar, as apresentações das quadrilhas juninas são postas atrás dos camarotes (absurdo)!!!! O Festival dos Fogueteiros que acontecia todo ano, agora não passa de um evento sem relevância que num ano acontece no outro não, isso quando não é cancelado as vésperas da realização. Não podemos esquecer da Caminhada do Cuscuz que resiste a tantas mudanças. Ainda nos restam as comidas gigantes, mas por quanto tempo?

O objetivo deste post não é criticar o atual governo, até porque este não é um problema específico desta ou daquela gestão, a idéia é expor o sentimento de frustração e insatisfação desta cidadã caruaruense - nascida e criada nesta cidade tão linda. O título de Capital do Forró  disputado entre Caruaru e Campina Grande, a meu ver infelizmente está mais próximo da cidade paraibana. Talvez essa realidade mude, talvez meu filhos nasçam e possam  prestigiar um tradicional São João da Capital do Forró. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça aqui um comentário sobre o post.