sexta-feira, 20 de maio de 2011

Veremos dois sóis em 2012?

Muito além, nos confins inexplorados da região mais brega da Borda Ocidental desta Galáxia, há um pequeno sol amarelo e esquecido.
Girando em torno deste sol, a uma distância de cerca de 148 milhões de quilômetros, há um planetinha verde-azulado absolutamente insignificante, cujas formas de vida, descendentes de primatas, são tão extraordinariamente primitivas que ainda acham que relógios digitais são uma grande ideia.

(Douglas Adams, 1979)
Pois é, pessoal! É assim que começa o livro O Guia do Mochileiro das Galáxias, atraindo um público de leitores apaixonados a cada ano. Não sabia Douglas Adams que o homem, a "terceira espécie mais inteligente deste planetinha" presenciaria um fenômeno absolutamente incrível no ano de 2012.


Desde o início deste ano, alguns astrônomos, como o Doutor Brad Carter, que ensina Física na Universidade de Queensland do Sul, preveem um fenômeno no mínimo interessante nos céus de nosso planetinha: veremos dois sóis no céu. Vi a notícia no site do Jovem Nerd, que também foi divulgada no site Hype Science: 
Vários sites pela internet divulgaram que a estrela Betelgeuse logo irá virar uma supernova e, em 2012, irá brilhar em nosso céu como um segundo Sol.
A maioria dos astrônomos, no entanto, acredita que, se a estrela Betelgeuse, que está a 1300 anos-luz da Terra, explodir em uma supernova em 2012, não veríamos o acontecimento com a intensidade de um segundo sol, mas apenas como o brilho de uma lua crescente. Assim, não precisaríamos nos preocupar em virar um planeta Tatooine, como na imagem abaixo. Seja como for, ainda seria absolutamente fantástico!

Imagem do filme Star Wars IV: Uma Nova Esperança
O interessante é que, se realmente visualizarmos este fenômeno, na verdade ele terá acontecido 1300 anos atrás, que é o tempo necessário para a luz chegar de Betelgeuse até nós.

Em seguida, descobri no site do astroPT que existem vários relatos pelo mundo de pessoas que veem dois sóis. Neste caso, é um fenômeno raro, mas relativamente simples, onde a imagem do sol é refratada, causando a ilusão de dois sóis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça aqui um comentário sobre o post.