quarta-feira, 25 de maio de 2011

O trânsito de Caruaru

Muita gente já falou sobre o trânsito de Caruaru e, na maioria das vezes, o que se vê são desabafos de quem sofre diariamente naquele pequeno pedaço do inferno sobre a Terra. Não farei diferente aqui. Assim como nosso Universo surgiu do caos, o caos do trânsito de Caruaru possui seu próprio universo, com regras próprias e valores morais próprios. O absurdo a que chegou a situação é o cidadão que tenta respeitar as leis nacionais de trânsito ser xingado pela maioria transgressora. Em Caruaru, o certo virou errado e o errado é o novo certo.

A lista de infrações é enorme: avançar sinal vermelho; fechar cruzamento; estacionar em fila dupla; dirigir na contramão; dirigir alcoolizado e/ou com calçados irregulares; dirigir em velocidade acima do limite permitido; direção perigosa; forçar ultrapassagem... Eu poderia passar o dia relatando as irregularidades praticadas por grande parte da população.

Foto: site Caruaru Agora

No dia 09 de março de 2009, a Lei Municipal nº 4.762 criou a Autarquia Municipal de Defesa Social Trânsito e Transportes (DESTRA), que ficou responsável pela Defesa Social, Defesa Civil, Trânsito e Transportes do município de Caruaru. Veja matéria no site Jornal de Caruaru.

A situação melhorou? Digamos que apenas em parte. Vários outros problemas surgiram desde então. De um lado, temos uma grande parte da população transgressora, do outro temos a Destra, com seus agentes recém contratados, sem experiência, e em alguns casos sem o jeito mais adequado para tratar com o cidadão. Houve vários relatos de agressão das duas partes.

Será que ao melhorar o nível de educação da população também haveria uma melhora no comportamento dos condutores de veículos? Essa é a questão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça aqui um comentário sobre o post.