segunda-feira, 16 de maio de 2011

Aniversário de Caruaru - 154 Anos

Em mais um aniversário, no dia 18 de maio de 2011, Caruaru demonstra que seu crescimento é constante, mas desordenado. Sabe-se que o problema não é falta de recursos, pois este município de 154 anos é um polo do comércio, indústria, médico e de serviços em geral. Moradores de cidades próximas têm em Caruaru um ponto de apoio constante para suas atividades. É fato que o crescimento de Caruaru contribui para o crescimento das cidades vizinhas também.

Uma pena que os governos neste país não sabem administrar crescimentos como esse. Utilizam o discurso do desenvolvimento como justificativa para seus projetos particulares. Se duvidar, nem sabem o que significa a palavra desenvolvimento.

Muito provavelmente associam desenvolvimento apenas a crescimento econômico, mas esquecem que a qualidade de vida do cidadão é fator necessário, assim como a preservação dos recursos naturais. Não basta aumentar o valor do PIB, mas distribuir a renda de forma justa. Não basta trazer novas indústrias, mas garantir saneamento básico para a população.

Planejamento é a palavra para cidades que pensam em sustentar um período de crescimento. Infelizmente o que se vê nessas terras tupiniquins é a descontinuação de projetos oriundos de gestões passadas. Se a obra ou projeto foi de um adversário seu, então não presta. Uma pena!

Caruaru já vivenciou muitas coisas em seus 154 anos: mandos e desmandos de coronéis, políticos populistas e corruptos, cidadãos nobres e de mau caráter... Caruaru sofreu muito e chegou a hora de encarar o desenvolvimento de forma séria e profissional. Com órgãos públicos cada vez mais vigilantes, está cada vez mais difícil para os corruptos fazerem suas armações. Melhorando a gestão, acredito que teremos um "boom" de desenvolvimento na próxima década.

A Caruaru do passado não tinha esse alvoroço todo, mas era agradável. Não desejo que ela volte à situação que tinha no passado, apenas desejo que os fatores felicidade e qualidade de vida sejam levados em consideração dos próximos governos municipais.

Para conhecer um pouco mais sobre Caruaru, visitem os sites de dois jornais da cidade: http://www.jornalextra.com.br e http://www.jornalvanguarda.com.br

Centro da cidade
Foto: http://biranunes.blogspot.com

Caruaru de antigamente
Foto: http://biranunes.blogspot.com
Há muito tempo, centro da cidade.
Foto: http://biranunes.blogspot.com
O marco zero da cidade em um passado distante.
Foto: http://biranunes.blogspot.com

Foto: pousadapeter.com.br

Um comentário:

  1. Concordo em absolutamente tudo!
    Caruaru precisa conhecer um
    verdadeiro plano diretor.
    PLANEJAMENTO URBANO é a chave
    para o real desenvolvimento da cidade.
    Abrços

    ResponderExcluir

Faça aqui um comentário sobre o post.